O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, ISSN 1678-1864 (versão impressa) e ISSN 2447-9926 (versão eletrônica), com periodicidade semestral, é um periódico dedicado especialmente à pesquisa em Hermenêutica Jurídica, com avaliação pelo Qualis de periódicos da CAPES desde sua criação em 2003. No contexto atual do Direito e da Filosofia do Direito a norma não é apenas o texto, mas sim o sentido do texto. Assim, estamos todos “condenados” a interpretar. Em especial, dessa modernidade jurídica após o giro linguístico, é preciso interpretar e argumentar sobre inúmeras questões jurídicas, principalmente aquelas que se voltam para o estudo dos direitos fundamentais, da democracia constitucional, da teoria da decisão, da interpretação constitucional, do estudo dos princípios. Esses são temas discutidos em profundidade na Revista do IHJ. 

Os textos para publicação na Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original. Roga-se aos autores o compromisso de não publicação em outras revistas e periódicos. A revista reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações.

Os trabalhos deverão ser redigidos em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados. O tamanho do papel deve ser A4 e as margens utilizadas idênticas de 3cm. Número médio de 15/30 laudas para os artigos e 05/08 laudas para as resenhas. Os textos devem ser revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.

Os originais dos artigos devem ser apresentados de forma completa, seguindo as instruções constantes nos “Esclarecimentos para a Apresentação do Artigo” e “Esclarecimentos para a Apresentação da Resenha”.

Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito com o uso de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado. As citações (palavras, expressões, períodos) deverão ser cuidadosamente conferidas pelos autores e/ou tradutores; as citações textuais longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo esquerdo de 4cm (alinhamento justificado), utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10; as citações textuais curtas (de até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico. Todas as citações devem ser feitas no formato AUTOR-DATA, com utilização das notas de rodapé apenas para casos explicativos do conteúdo trabalhado e/ou informações secundárias. As expressões em língua estrangeira deverão ser padronizadas, destacando- as em itálico.

Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas pela avaliação às cegas (duplo blind review), encaminhados pela Editora Executiva da Revista, que entrará em contato com os respectivos autores para confirmar o recebimento dos textos. Os trabalhos recebidos e não publicados serão devolvidos com cópia dos pareceres. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente um exemplar da Revista com a publicação do seu texto.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos e resenhas são de sua exclusiva responsabilidade.

Eventuais dúvidas poderão ser aclaradas através dos e-mails/telefones: <revistaihj@gmail.com>, <alfredocopetti@yahoo.com>, <robertamgubert@gmail. com> e <janinhaschorr@gmail.com>, (45) 99956-1980, (51) 99957-8250 e (55) 99943-5404. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.